Por que não consigo deixar de usar a classificação “de direita” ou “de esquerda”?

Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de literatura, escreveu no Estadão um texto interessante, apontando para as contradições existentes nos termos “liberal” e “liberalismo”:

http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,liberais-e-liberais-imp-,1122964

Por conta dessas confusões é que não consigo abandonar a classificação dos discursos em “de direita” ou “de esquerda”. Já pensei por diversas vezes em começar a usar termos mais específicos como liberal, socialista, progressista, anarquista, conservador, etc… Acontece que alguns destes termos não são muito bem definidos. A confusão é tão grande que usá-los sem a assiduidade que eles exigem pode gerar uma incompreensão das grandes. O termo liberal, por exemplo, pode servir para designar tanto um sujeito adepto ao liberalismo clássico quanto um democrata da esquerda norte-americana. Já o anarquista pode ser tanto o militante radical pró-comunismo e anti-capitalista quanto um anarco-capitalista, que nesse caso é pró-capitalista e anti-comunista.

Por essas e outras continuarei usando os termos “direita” e “esquerda”, uma vez que, como vemos no texto de Mario Vargas Llosa, o que vale não são os discursos das pessoas, mas sim suas ações práticas. A esquerda quase sempre age visando o controle estatal do que se propõe, enquanto a direita quase sempre visa desvincular o que se propõe de qualquer controle que seja mais forte que o direito soberano do indivíduo.

O liberal de esquerda promove uma agenda progressista de controle estatal se utilizando da mentalidade coletivista e dos movimentos sociais pra isso.

O liberal de direita promove ideias de manutenção da ordem e do direito natural e individual pela garantia do livre-mercado.

Portanto, independentemente de como as pessoas usam esses termos, os fins a que querem chegar são claros. As ações da direita e da esquerda política estão sempre bem definidas. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: